Três trilhos secretos entre Sintra e Ericeira, Portugal

Inclui uma praia deserta, um passeio pelas hortas orgânicas e um percurso pelo Rio Lizandro.

Uma das atividades que o Saúl mais gosta de fazer é descobrir novos trilhos para caminhada. Recordo que quando vivíamos em Madrid, ele acordava aos sábados uma hora antes da hora que costumava acordar para ir a trabalhar de segunda a sexta-feira. Aquele momento era para ele um autêntico prazer. A 6 a.m. começava o seu ritual, arrumava o material, preparava um sandes, fechava a mochila e pegava no carro. Conduzia 60 quilômetros para chegar a uma montanha e fazer o seu trilho. Na metade do caminho, procurava um lugar cômodo e sentava-se a observar a paisagem e a comer o seu sandes. Para ele aquele era o seu melhor momento de toda a semana.

1.-trilho-praia-sao-juliao-min
1-trilho-praia-foz-do-lizandro-min

Um ano antes de mudarmos-nos para Portugal, enquanto estávamos de férias na nossa casa em São Julião, tivemos a oportunidade de adoptar um cãozinho português. O Pipo era pequeno e engraçado. Ele gostava de correr e de estar na rua. Sempre que o Pipo encontrava o portão aberto, fugia. Ele parecia estar a chamar-nos para descobrir as belezas do seu país.

Numa tarde de Inverno, Saúl saiu para passear o Pipo. Quando saíamos para passear o cão, não ficávamos fora de casa mais de 15 minutos e fazíamo-lo sempre na vizinhança. Nesse dia o Saúl demorou mais de uma hora. Na primeira meia hora eu ainda estava tranquila. Eu sei que ele gosta muito de estar a conversa e podia ter encontrado algum vizinho. No entanto, a última meia hora foi bastante angustiante. Já estava escuro e as luzes da rua estavam acesas. Pensei em sair e tentar encontrá-los, mas não sabia em que lugar poderiam estar.

Depois da longa espera, eles chegaram. Saúl com um enorme sorriso e a com algumas flores. Pipo com a língua de fora, o que eu também entendi ser felicidade. A história da sua experiência naquela tarde, deu sentido a tudo nos próximos meses.

O Saúl disse-me que tinham encontrado um trilho fantástico entre pinheiros e que o cheiro ao longo do passeio era fantástico. Disse-me que era possível ver a praia de São Julião entre os pinheiros e ver o pôr-do-sol a partir de um lugar onde se está sozinho e só se ouve o canto dos pássaros. Fiquei chateada por ele não ter um sandes para aproveitar aquele momento. Ele continuou a contar-me a bela experiência de encontrar um trilho secreto em São Julião. Depois disse-me que se apercebeu que seria possível caminhar por outros caminhos e que haviam muitos trilhos que podíamos fazer mesmo ao lado de casa. A parte boa da história é como eles descobriram isso. Consegues adivinhar quem levou o Saúl a encontrar este caminho? Claro, foi o Pipo!

Vale do Rio Falcao
2-trilho-caminho-hortas-min

A partir deste momento, cada dia foi e continua a ser uma aventura entre Sintra e Ericeira. Saúl e Pipo passaram por lugares que nem sequer sabiam se podiam passar. Felizmente, o Saúl tem sempre um enorme sorriso que o caracteriza e o Pipo é um cãozinho muito engraçado. Acabaram por fazer amizade com as pessoas que conheceram.

Por exemplo, aconteceu a um agricultor no vale do Rio Falcão, que os encontrou no meio da sua horticultura, tentando atravessar para o outro lado do rio. Naquele momento, o agricultor não teve boas palavras. Hoje, sempre que o bom homem vê Saúl e Pipo, oferece-lhes algumas cebolas e algumas batatas. Alguns dias eles vêm com figos e maçãs de outra pessoa que tem um pomar e lhes tem explicado o tempo da poda das árvores.

Quando descobriram o caminho entre a praia de São Julião e a praia de Vigia, fizeram amizade com um casal de pescadores. Desde então, Saúl já sabe como apanhar mexilhões e percebes. Ele conhece os tipos de peixe que vêm ao longo desta costa e a época de pesca de cada um. No outro dia chegou a casa dizendo que o mar já cheira a sardinha. Era o início de Junho e este é realmente o mês da sardinha.

3-trilho-praia-da-vigia-1-min
3-trilho-praia-da-vigia-2-min

Com a ajuda de Pipo, Saúl descobriu trilhos, fez amigos e aprendeu sobre os ciclos da natureza. Ele gosta de desenhar os trilhos em um pedaço de papel como se fosse um mapa do tesouro. Bem, este é realmente um dos nossos maiores tesouros descobertos desde que nos mudámos para aqui. É claro que nada disto teria sido possível sem o Pipo, o nosso explorador português.

Agora estamos muito gratos e confiantes de que este lugar era o nosso destino. Viver aqui e desfrutar da natureza que nos rodeia é um presente e não o podemos guardar só para nós. Temos de o partilhar. Por isso Saúl fez uma seleção dos 3 trilhos mais bonitos e secretos para viver experiências autênticas. Pode não encontrar ninguém durante a sua caminhada mas pode encontrar alguém com um cãozinho, alguém que gosta de conversar, alguém que gosta de pescar ou alguém para partilhar um punhado de amoras silvestres.

Esperamos que se divirta nesta aventura, mas lembre-se: respeite os trilhos traçados. Não danifique as plantas. Não deixe lixo, levando-o consigo para um local onde haja um serviço de recolha. Se encontrar o lixo, recolha-o, verá que é bom e pode tornar-se uma prática que ajuda a preservar o nosso ambiente. Não faça fogo. Seja gentil com os habitantes locais e com a natureza e verá que eles lhe darão muito mais em troca.

Algumas recomendações:
Leve calçado adequado, confortável e já habituado ao pé. Um sapato para caminhar ou correr é a melhor opção. Não use sandálias.
Use boné ou chapéu e não se esqueça do seu protetor solar.
Leve roupa confortável, adequada às condições meteorológicas. Leve um fato de banho e uma capa de chuva ou roupa térmica. Assim, pode refrescar-se no mar ou proteger-se do vento em caso de mudança das condições meteorológicas.
Leve uma mochila pequena com uma garrafa de água, um sandes, fruta e um saco do lixo.
Não se esqueça da sua máquina fotográfica. Vale a pena lembrar paisagens como estas.

Trilho secreto da Praia de São Julião até ao Rio Lizandro.

Duração: 75 minutos.
Nível de dificuldade: leve/moderada
Distância (Kms): 4,5

Saindo da Eco Soul Ericeira Guesthouse em direção ao oeste encontrará à sua direita uma rua estreita que levará até a Rua do Barril de Baixo onde descerá até o final. Vire a direita na Rua da Tapada e siga até encontrar a estrada principal que levará à Praia de São Julião. Siga até passar o Bar Gota de Álcool e quando tenha passado tome o caminho ao norte pelas falésias até chegar ao Fontanário de São Julião. A fonte data do ano 1788. No frontão triangular surge registo de azulejos azul e branco com a representação de São Julião e Santa Basilissa, os santos padroeiros da Ermita de São Julião. O tanque apresenta duas bicas, uma de orifício circular e outra quadrangular.

Siga em frente para a Ermita de São Julião, a cerca de 50 metros ao norte do fontanário. A construção é de 1554. Depois do terremoto de Lisboa a Ermita foi reconstruída e o edifício atual data do século XVIII. Em 1754 foi colocado o relógio solar e depois os azulejos que revestem o interior da Ermita. As edificações ao redor eram destinadas a acolher peregrinos. Ao passar pelo conjunto de casas encontrará outra vez a estrada.

Neste ponto deverá seguir à esquerda entrando por um caminho de areia e logo avistará ao norte a Vila da Ericeira. Siga o caminho até a praia da Foz do Lizandro. Quando chegar ao Forte, uma construção semi-circular em pedra, poderá seguir em frente e atravessar o rio se a maré estiver baixa. Nesta praia encontrará bares e restaurantes onde tomar um café ou uma bebida fresca.

Se desejar continuar sem cruzar o rio, vire a direita seguindo o caminho ao longo do rio Lizandro até chegar à uma casa branca com janelas azuis. Neste ponto vire à direita pela estrada de asfalto, suba a ladeira até encontrar um edifício branco de dois andares. Vire a direita e depois de 100 metros vire à esquerda passando pelas casas da localidade do Valbom até encontrar a estrada principal. Cruze em frente pela Rua do Centro do Barril e depois de 100 metros vire a direita na Rua do Barril de Baixo e verá a placa da Eco Soul Ericeira Guesthouse.

Trilho secreto através de hortas e Vale do Rio Falcão

Duração: 60 minutos
Nível de dificuldade: Moderado:
Distância (Kms): 5

Neste trilho poderá ver aos agricultores locais, nossos vizinhos, cultivando as suas hortaliças e trabalhando a terra para que tenhamos sempre alimentos frescos e orgânicos.

Saia da Eco Soul Ericeira Guesthouse em direção ao leste e caminhe 200 metros. Encontrará uma rua à direita que depois se transformará em um caminho rural. Este caminho leva-o até à zona do vale do rio Falcão, que desagua na praia de São Julião. Desça todo o caminho. Quando encontrar uma casa na esquina, vire à esquerda e em breve verá as hortas.

Siga o caminho marcado. Passará pelas hortas e depois por uma cultura em estufa, com uma cobertura branca. Nesta altura ouvirá o som do rio Falcão e ficará imerso dentro do vale, com toda a beleza da paisagem. Passará pelo muro das amoras silvestres, que em Setembro vale a pena fazer uma pausa para experimentar algumas.

O trilho segue para a esquerda até chegar a um edifício de pedra no topo. Quando chegar ao topo, vire à esquerda. Continue a caminhar pelo topo da colina até chegar a uma casa moderna. Neste ponto deve virar à esquerda, (oeste) em direção ao mar. Quando chegar à bifurcação dos caminhos, escolha o caminho à direita. Seguirá pelos arbustos e pelo campo. Neste ponto verá à sua direita as casas da localidade de Barril de Baixo na Carvoeira e mais à frente verá a praia de São Julião.

Siga sempre em direção ao mar e em breve começará a descer a colina para chegar novamente às hortas. Neste ponto vire à direita até chegar à casa da esquina e depois à direita para regressar à Eco Soul Ericeira Guesthouse. Pode também escolher o caminho à esquerda e caminhar até à praia de São Julião para se refrescar no mar.

Trilho secreto no Parque Natural de Sintra Cascais – Da praia de São Julião à praia da Vigia

Duração: 90 -120 minutos
Nível de dificuldade: Moderado /difícil
Distância (Kms): 6,5

A praia de Vigia é uma praia deserta. Isto porque só é possível aceder a ela na maré baixa, através da praia de São Julião. No entanto com este trilho é possível caminhar os 3 km de falésias e ter vista para a praia a partir do topo das arribas.

Saia da Eco Soul Ericeira Guesthouse em direção ao leste e caminhe 200 metros. Encontrará uma rua à direita que depois se transformará em um caminho rural. Este caminho leva-o até à zona do vale do rio Falcão, que desagua na praia de São Julião. Desça todo o caminho até à estrada de Sintra. Siga até ao parque de estacionamento da praia, que fica do lado esquerdo. Antes de chegar ao bar da praia, verá à sua esquerda um caminho para subir a colina.

Suba pelo caminho da direita em direção ao mar. No topo vire à esquerda e continue a andar cerca de 2,5 quilómetros. Verá todas as praias e também o Parque Natural de Sintra Cascais. Caminhe sempre em direção ao sul. O caminho termina quando se chega a uma rotunda e a um parque de estacionamento. Dê a volta e faça o mesmo caminho de volta. Verá grandes rochas, gaivotas, alguns pescadores no fim do muro.

O trilho termina na praia de São Julião, onde se pode subir até ao bar Gota de Álcool para apreciar as vistas e tomar um café ou uma bebida fresca. Quando sair a praia tome a estrada com direção à Ericeira. Em 200 metros encontrará a indicação para o Barril de Baixo, onde fica a Eco Soul Ericeira Guesthouse. Siga pela rua da tapada e vire à esquerda na Rua do Barril de Baixo passando por uma urbanização em construção até chegar ao cimo da colina e encontrar uma rua estreita, em breve terá chegado de volta à Eco Soul Ericeira Guesthouse.